Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

sábado, junho 11, 2005

MINHAS LEITURAS



A REGRA DE QUATRO

A Regra de Quatro é a história de quatro amigos, finalistas da Universidade de Princeton, que se enredam nos meandros de um livro muito antigo, tão estranho como o seu título, Hypnerotomachia Poliphili, um texto do século XV, escrito em várias línguas e datado de 1499.

Convém dizer que Ian Caldwell e Dustin Thomason não inventaram esta obra - ela existe realmente, tem um valor histórico e bibliográfico incalculável e dela existem hoje menos exemplares do que da célebre Bíblia de Gutenberg. Só em Dezembro de 1999, curiosamente alguns meses depois das peripécias descritas em A Regra de Quatro, é que foi publicada a primeira tradução inglesa completa do tal livro precioso. E quem tiver curiosidade por este tema pode consultar, na Internet, o que há sobre essa obra, incluindo as suas extraordinárias gravuras.

Apetece dizer que, se outros méritos não tivesse, A Regra de Quatro valia a pena ser publicado só por nos chamar a atenção para o tal livro, conhecido só pelos especialistas do Renascimento e por alguns bibliófilos. Livro esse que está envolto em brumas enigmáticas desde a sua publicação - a começar pela identidade do autor, para uns Francesco Colonna (mas qual? O monge ou o nobre?), para outros, Leon Battista Alberti. E sem esquecer a convicção de que se trata de um texto cifrado, contendo mensagens codificadas que poderiam levar à descoberta de uma cripta que guardaria outros textos e obras de arte que se consideravam definitivamente perdidas.


referer referrer referers referrers http_referer