Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

sábado, junho 11, 2005

O VATICANO

A sucessão do bispo de Roma pode ser muito fácil, tal como aconteceu com Lino, Santo Anacleto e São Clemente, escolhidos directamente por São Pedro e São Paulo. Mas nem sempre é assim: Antero só foi escolhido devido à prisão do Papa de então (São Ponciano), corria o ano de 235.
O Papa São Marcos, em 336, decidiu que só o clero de Roma devia ter o direito de eleger o novo Papa. Este direito foi concedido pelo Papa Nicolau II apenas aos bispos (1059) e aos cardeais, por Alexandre III (1179).

À porta fechada desde 1198

A eleição de 1198 foi a primeira com todos os cardeais fechados num único palácio, enquanto que no conclave de 1261 apenas participaram 8 cardeais.O conclave mais longo teve lugar em Viterbo (perto de Roma): durou 33 meses, terminando no ano de 1271. A população estava furiosa com os cardeais e, para que acabassem mais depressa, fecharam as portas da igreja do lado de fora, pararam de lhes levar comida e, já no final, destruiram o tecto da igreja.

Muitos Papas eram da mesma família. São Silvério (539) era filho de São Hormisdas; tio e sobrinho eram Clemente VI e Gregório XI, Gregório XII e Eugénio IV, Calisto III e Alexandre VI, Leão X e Clemente VII.
Além de São Pedro, o pontificado mais longo foi o de Pio IX que se manteve em funções 31 anos, 7 meses e 22 dias. Mas muitos foram breves: Estevão II foi Papa 3 dias, Urbano VII 13, Celestino IV 17, Sisínio 20, Marcelo II 22 e João Paulo I 33.

Alguns dos Papas eram realmente jovens. João XI foi eleito com 18 anos, Bonifácio IX aos 36 e Leão X aos 38. Por outro lado, Celestino III foi eleito com 83 anos.A maioria dos Papas foram romanos ou italianos. Antes de Wojtyla, o último não italiano foi Adriano V, eleito em 1520. Os Papas de outras nacionalidades foram gregos, sírios, africanos, alemães, franceses, dois espanhóis e um inglês. [n.d.b. e João XXI português]

Não é verdade que mudem de nome depois de escolhidos. Tudo começou em 533, quando foi eleito Mercurius. Não quis que o Papa tivesse o nome de um deus pagão, por isso mudou o nome para João II. Depois de Mercurius, muitos outros decidiram mudar o nome, por diversas razões. Ninguém queria ser Pedro II, outros tinham nomes estranhos ou estrangeiros. Mas mudar de nome não é uma regra: Adriano IV, Marcelo II e Eugénio IV mantiveram os nomes.

Curiosidades recentes
Leão XIII foi eleito em 1878 depois de ter sido camerlengo [n.d.b. «cardeal que preside à Câmara Apostólica»] durante seis meses.
No conclave de 1903 foi levantado o último direito de veto da história: o imperador da Áustria não queria que o cardeal Rampolla fosse eleito e Pio XII tornou-se Papa.
Mas, para alguns, o conclave foi bastante duro: o cardeal Edward Mooney, bispo de Chicago, morreu inesperadamente quando entrava na Capela Sistina.




referer referrer referers referrers http_referer